O Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local tem a proposta de formar profissionais que atendam necessidades sociais e demandas de políticas, programas, planos e projetos de desenvolvimento local, mediante o aperfeiçoamento de conhecimentos, metodologias e recursos de tecnologia social, que representem efetivas soluções, especialmente nos campos da educação e gestão social. Proposta única pelo pioneirismo, originalidade e consistência. Busca equilibrar erudição e criatividade, interagir formação teórica e prática. Coloca-se aberto à contextualização, à interação social e à valorização dos conhecimentos da prática, a serem potencializados mediante o emprego de métodos didáticos participativos e cooperativos.


Print This Page

Publicações dos docentes

|2010|2009|2008||

Publicados em 2010 
Publicados em 2009

MACHADO, Lucília Regina de Souza . Orientación Profesional: la necesaria renovación conceptual y reorganización política. In: Francisco de Asís Blas; Juan Planells. (Org.). Retos actuales de la educación técnico-profesional. 1ª ed. Madrid: Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura / Fundación Santi, 2009, v. , p. 89-100.

MACHADO, Lucília Regina de Souza ; CURY, Carlos Roberto Jamil . Integrating Education and Work: The Status of Vocational Education in Brazil. In: MACLEAN, Rupert; WILSON, David N.. (Org.). International Handbook of Education for the Changing World of Work: Bridging Academic and Vocational Learning. 1ª ed. Bonn: UNESCO-UNEVOC / Springer, 2009, v. v. 2, p. 637-648

MACHADO, Lucília. Orientação Profissional: a necessária renovação conceitual e re-organização política. In: BLAS, F. A.; PLANELLS, J. Desafios atuais da educação técnico-profissional. Madri: OEI; Fundação Santillana, 2009, p. 89-100.

MACHADO, Lucília Regina de Souza ; Lívia Maria de Abreu Salles . Aprendizagem Contextualizada e Educação Superior em Leis Educacionais. Educação & Tecnologia, v. v.14, p. 42-48, 2009.

MACHADO, Lucília Regina de Souza . Ensino médio e técnico com currículos integrados: propostas de ação didática para uma relação não fantasiosa. In: JAQUELINE MOLL & Colaboradores. (Org.). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: Desafios, tensões e possibilidades. 1ª ed. Porto Alegre, RS: ARTMED EDITORA S.A., 2009, v. , p. -.

SILVA, Luciene Aparecida da ; MACHADO, Lucília Regina de Souza . Formação docente continuada, trabalho docente colaborativo e desenvolvimento local. In: III Encontro Nacional Sobre Hipertexto, 2009, Belo Horizonte. III Encontro Nacional Sobre Hipertexto: Interfaces. Belo Horizonte : Cefet-MG, 2009. p. 52.

THOMAZI, A. R. G. . Projeto Escola Integrada e Práticas de Leitura: uma análise à luz da sociologia dos tempos sociais. In: Congresso de Leitura do Brasil, 2009, Campinas . SP. Anais do 17 COLE. Campinas – SP : Associação de Leitura do Brasil, 2009.

THOMAZI, A. R. G. . Práticas de leitura na escola. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – Apostila).

THOMAZI, A. R. G. . Práticas de leitura na escola: entre a formação humana e a formação escolar. In: Maria Inês de Matos Coelho; Anna Edith Bellico da Costa. (Org.). A educação e a formação humana. Tensões e desafios na contemporaneidade. 1a ed. Poto Alegre: Artmed, 2009, v. , p. 113-127.

THOMAZI, A. R. G. . A Relação Escola/Sociedade/Cultura e o Papel do Educador. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

THOMAZI, A. R. G. ; ASINELLI, T. . Prática Docente:considerações sobre o planejamento das atividades pedagógicas. Educar em Revista (Impresso), v. 35, p. 181-195, 2009.

Publicados em 2008

BARROS, Aluízio Antonio de; PEREIRA, Cláudia Maria Miranda de Araújo. Empreendedorismo e crescimento econômico: uma análise empírica. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 12, n. 4, dez. 2008 .

MACHADO, Lucília Regina de Souza . A Carta de 1988 e a educação profissional e tecnológica: interpretação de um direito e balanço aos vinte anos de vigência. Competência: Revista da Educação Superior do Senac-RS, v. 1, p. 11-28, 2008.

MACHADO, Lucília Regina de Souza . Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, p. 8-22, 2008.

MACHADO, Lucília Regina de Souza . Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. In: MEC/INEP. (Org.). Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica. 1ª ed. Brasília: MEC/INEP, 2008, v. 8, p. 67-82.

MACHADO, Lucília Regina de Souza; MACHADO, Janaína. Globalização Capitalista e Apropriação: implicações educacionais e ambientais. In: Carlos Lucena. (Org.). Capitalismo, Estado e Educação. 1ª ed. Campinas – São Paulo: Editora Alínea, 2008, v. , p. 43-64.

MACHADO, Lucília Regina de Souza . O Profissional Tecnólogo e sua Formação. Revista da RET – Rede de Estudos do Trabalho, v. Ano II, p. 20, 2008.

Publicações anteriores

BARROS, Aluizio A.; CRUZ, Aline C. Determinantes dos diferenciais de salários no Brasil na década de 90. In: V Encontro de Economistas de Língua Portuguesa, 2003, Recife

BARROS, Aluizio A.; FERNANDES, Cláudio E. Determinantes da Evolução Recente da Economia do Município de São João Del-Rei. In: 54ª Reunião da SBPC, Goiânia, Universidade Federal de Goiânia, 2002.

BARROS, Aluizio. Educação Superior e Mercado de Trabalho. Folha de São Paulo: , 9.07.2000, p. A3, São Paulo, p. A3. 9 jul. 2000.

BARROS, Aluizio A.; FERRAZ, Marcelo I. Em busca de um indicador síntese da atividade econômica para o município de São João Del-Rei. Vertentes, São João Del-Rei, n.14, jul-dez 1999, p. 69-83.

BARROS, A. A. . Mudanças no Ensino Superior Americano: Um Referencial de Análise para a Universidade Brasileira. Revista Brasileira de Administração da Educação, Brasilia, v. 13, n. 2, p. 185-206, 1997.

MACHADO, Lucília Regina de Souza . Usos Sociais do Trabalho e da Noção de Competência. In: Helena Hirata e Liliana Segnini. (Org.). Organização, Trabalho e Gênero. São Paulo: Senac, 2007, v. , p. 277-312.

MACHADO, Lucília Regina de Souza . Instituições de Educação Superior com Qualidade Social. In: Irene Jeanete Lemos Gilberto. (Org.). Universidade em Tempos de Desafio. Santos: Editora Universitária Leopoldianum, 2006, v. , p. 11- 27.

MACHADO, Lucília Regina de Souza . PROEJA: O significado socioeconômico e o desafio da construção de um currículo inovador. In: MEC, SEED, TV Escola, Salto para o Futuro. (Org.). PROEJA: Formação técnica integrada ao ensino médio. Rio de Janeiro: MEC, SEED, TV Escola, Salto para o Futuro, 2006, v. 16, p. 36-53.

MACHADO, Lucília Regina de Souza . Trabalho-Educação como Objeto de Investigação. Trabalho & Educação (UFMG), v. 14, p. 127-136, 2005.

SANTOS, E. H. . A interdisciplinaridade como eixo articulador do ensino médio e do ensino técnico de nível médio integrados. In: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica. (Org.). Ensino médio integrado à educação profissional: integrar para quê?. 1 ed. Brasília: MEC/SEB, 2006, v. , p. 139-153.