O Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local tem a proposta de formar profissionais que atendam necessidades sociais e demandas de políticas, programas, planos e projetos de desenvolvimento local, mediante o aperfeiçoamento de conhecimentos, metodologias e recursos de tecnologia social, que representem efetivas soluções, especialmente nos campos da educação e gestão social. Proposta única pelo pioneirismo, originalidade e consistência. Busca equilibrar erudição e criatividade, interagir formação teórica e prática. Coloca-se aberto à contextualização, à interação social e à valorização dos conhecimentos da prática, a serem potencializados mediante o emprego de métodos didáticos participativos e cooperativos.


Print This Page

Linhas de pesquisa

Concebemos nossas linhas de pesquisa não como campos fechados, mas como adensamentos teóricos e práticos a partir dos quais as temáticas de pesquisa e de intervenção social e educacional ganham corpo e enfoque interdisciplinar.

Nossas duas linhas de pesquisa conversam entre si e cumprem a função de agregar nossos projetos  e nossa produção científica docente e discente, servindo de diretriz para o planejamento do curso, de nossas atividades e dos processos de seleção de novos alunos.

  • Educação e desenvolvimento local.

Acolhe, articula e oferece suporte a estudos, pesquisas e práticas profissionais interdisciplinares referidas a processos educacionais, aprendizagens, produção e socialização de conhecimentos e tecnologias e à construção social do desenvolvimento local.

  • Gestão social e desenvolvimento local.

Acolhe, articula e oferece suporte a estudos, pesquisas e práticas profissionais interdisciplinares referidas  a processos de participação social, intersetorialidade e mobilização na construção de soluções alternativas e inovações para a gestão de políticas de desenvolvimento local.