O Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local tem a proposta de formar profissionais que atendam necessidades sociais e demandas de políticas, programas, planos e projetos de desenvolvimento local, mediante o aperfeiçoamento de conhecimentos, metodologias e recursos de tecnologia social, que representem efetivas soluções, especialmente nos campos da educação e gestão social. Proposta única pelo pioneirismo, originalidade e consistência. Busca equilibrar erudição e criatividade, interagir formação teórica e prática. Coloca-se aberto à contextualização, à interação social e à valorização dos conhecimentos da prática, a serem potencializados mediante o emprego de métodos didáticos participativos e cooperativos.


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Projetos de pesquisa

Projeto de docente: O princípio educativo da atividade de trabalho no ensino médio de nível técnico: contribuições da ergologia
Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Desenvolvimento Local
Coordenadora: Profa. Dra. Eloisa Helena Santos
Bolsista de Iniciação Científica: Amanda Heloisa Ribeiro
Objetivo geral: Encontrar pistas ergológicas que permitam situar o conceito de atividade de trabalho como operador do princípio educativo do trabalho nos processos de ensino- aprendizagem.
Metodologia: Análise bibliográfica e desenhos de articulação curricular que utilizem o conceito de atividade de trabalho.
Produtos esperados: Artigos científicos e documento técnico sobre desenhos de articulação curricular pautados no conceito de atividade de trabalho.
Término: Agosto de 2013

Projeto de docente: Visitas técnicas e desenvolvimento de saberes profissionais em cursos superiores de tecnologia
Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Desenvolvimento Local
Coordenadora: Profa. Dra. Lucília Machado
Bolsista de Iniciação Científica: Luiz Fabiano Miranda Oliveira
Objetivo geral: Analisar a partir dos referenciais da Teoria da Atividade de A. N. Leontiev as bases de orientação da ação para a realização de visitas técnicas promovidas por cursos de graduação tecnológica da Unatec e suas perspectivas para o desenvolvimento de saberes profissionais.
Metodologia: Quanti-qualitativa com base em pesquisa documental e entrevistas.
Produtos esperados: artigos científicos e documento técnico sobre bases de orientação da ação para visitas técnicas.
Término: Agosto de 2013

Projeto de docente: O trabalho social com famílias: a dimensão socioeducativa e o desenvolvimento local
Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Desenvolvimento Local
Coordenadora: Profa. Dra. Maria Lucia Miranda Afonso
Bolsista de Iniciação Científica: Claudia Ramos de Almeida
Objetivo geral: Desenvolver revisão sistemática e análise crítica da literatura técnico-científica que relata concepções e práticas de trabalho social com famílias no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), no Brasil, a partir do ano de aprovação da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), período de 2004 a 2012.
Metodologia: Revisão e análise crítica de documentos oficiais e literatura científica.
Produtos esperados: Artigo científico.
Previsão de conclusão: Agosto de 2013

Projeto de docente: Política cultural e cidadania: acesso ao cinema no município de Belo Horizonte
Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Desenvolvimento Local
Coordenadoras: Profa. Dra. Áurea R. G. Tomazi e Profa. Dra. Wânia Maria de Araújo
Bolsista de Iniciação Científica: Gleice Matias Bacelar
Objetivo geral: Analisar a oferta da prática cultural de cinema oferecida à população de Belo Horizonte.
Metodologia: Pesquisa quanti-qualitativa descritiva com base em levantamento junto a órgãos públicos e organizações culturais que oferecem cinema gratuito e de qualidade em Belo Horizonte.
Produtos esperados: Inventário sobre oferta de cinema em Belo Horizonte e artigo científico.
Previsão de conclusão: Agosto de 2013

Projeto de docente: Os assentamentos da reforma agrária, padrão MST e a economia solidária
Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Desenvolvimento Local
Coordenadora: Profa. Dra. Ediméia Maria Ribeiro de Mello
Bolsista de Iniciação Científica: Sandra Marta Ferreira Romualdo
Objetivo geral: Estabelecer pontos de convergência e de divergência entre o modelo de organização adotado pelo MST, nos assentamentos de reforma agrária, e as organizações enquadradas na economia solidária.
Metodologia: Análise de conteúdo de documentos e bibliografias de diferentes fontes mediante emprego de software específico para pesquisas qualitativas.
Produtos esperados: Relatório de pesquisa e artigo científico.
Previsão de conclusão: Agosto de 2013

Projeto de docente: Processos Pedagógicos no Mestrado Profissional
Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Desenvolvimento Local
Coordenadora: Profa. Dra. Adilene Gonçalves Quaresma
Bolsista de Iniciação Científica:
Objetivo geral: Analisar princípios, fundamentos, condições e procedimentos didático-pedagógicos para o ensino-aprendizagem em mestrados profissionais, com ênfase na integração de conhecimentos formais e experiência profissional discente.
Metodologia: quanti-qualitativa com base em estudo documental, bibliográfico e entrevistas.
Produtos esperados: Artigos científicos, relatório técnico e documento técnico com recomendações para integração entre formação e experiências de trabalho de alunos.
Previsão de conclusão: Agosto de 2013

Projeto de docente: Planejamento participativo e gestão democrática das cidades: limites e possibilidades
Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Desenvolvimento Local
Coordenadoras: Profa. Dra. Raquel Garcia Gonçalves
Objetivo geral: Analisar limites e possibilidades do chamado “planejamento participativo” e da gestão democrática das cidades, a partir do estudo da atuação do Conselho Municipal de Política Urbana – COMPUR – da Prefeitura de Belo Horizonte.
Metodologia: Análise bibliográfica e documental, prospecção, observação direta, entrevistas.
Produtos esperados: Artigos científicos.
Previsão de conclusão: Outubro de 2012

Projeto de docente: TIC e os currículos de Pedagogia
Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Desenvolvimento Local
Coordenador: Prof. Dr. Cláudio Márcio Magalhães
Bolsista de Iniciação Científica: Claudenice Mara Camargos Siano
Objetivo geral: Descobrir se os currículos dos cursos de Pedagogia estão adaptados às TIC e ao seu uso pedagógico.
Metodologia: Levantamento bibliográfico de pesquisas semelhantes e estudos dos currículos de cursos de pedagogia brasileiros.
Produtos esperados: Relatório técnico e artigo científico.
Previsão de conclusão: Agosto de 2013