O Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local tem a proposta de formar profissionais que atendam necessidades sociais e demandas de políticas, programas, planos e projetos de desenvolvimento local, mediante o aperfeiçoamento de conhecimentos, metodologias e recursos de tecnologia social, que representem efetivas soluções, especialmente nos campos da educação e gestão social. Proposta única pelo pioneirismo, originalidade e consistência. Busca equilibrar erudição e criatividade, interagir formação teórica e prática. Coloca-se aberto à contextualização, à interação social e à valorização dos conhecimentos da prática, a serem potencializados mediante o emprego de métodos didáticos participativos e cooperativos.


Print This Page

Corpo docente

Profª. Drª. Adilene Gonçalves Quaresma

Graduada em Pedagogia (UFMG,1994), mestre em Educação Tecnológica (CEFET-MG, 2004) e doutora em EDUCAÇÃO CONHECIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL (UFMG, 2011). Tem experiência como professora e coordenadora pedagógica na Educação Básica em escolas públicas e particulares. Tem discutido a pedagogia da relação trabalho-educação; Ontologia do Trabalho; Pedagogia do Trabalho; Pedagogia Dialética; Omnilateralidade; Politecnia; Formação Humana Integrada; Educação do/no Campo; Pedagogia no/do MST; Pedagogia da Práxis; Teoria da Complexidade e Pedagogia; Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local; Gestão Escolar; Projeto Político-Pedagógico e Alfabetização e Letramento.

Profª. Drª. Alexandra do Nascimento Passos

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1998), bacharelado e licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004). Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012). Atualmente é professora do Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário Una.. Experiência docente e pesquisa nas áreas de História, Arquitetura e urbanismo e Ciências Sociais.

Profª. Drª. Áurea Regina Guimarães Thomazi

Graduada em Ciências Sociais (UFMG, 1979); pós-graduada em Ciências Sociais Aplicadas à Educação (UFMG, 1982); mestre em Ciências da Educação (Université René Descartes, Paris V Sorbonne, 1994) e doutora em Ciências da Educação (Université René Descartes Paris V Sorbonne, 2005). Trabalhou no Sesiminas, no Centro Universitário Newton de Paiva e realizou consultorias educacionais para secretarias de estado de Cultura e Educação e escolas. Tem publicações nas áreas da Educação e Sociologia da Leitura.

Prof. Dr. Cláudio Márcio Magalhães

Graduado em Comunicação Social (UFMG, 1986), aperfeiçoamento em Public Relations, Principles of Marketing e Advertising (Massachusetts Bay Community College, 1989-1990), especialização em Administração Mercadológica (UNA), mestrado em Comunicação Social (UFMG, 1999) e doutorado em Educação (UFMG, 2005). Preside a Associação Brasileira de Televisão Universitária. É sócio-diretor da Acompanhar – Unidade Santo Antônio e professor dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do UNA. Coordena a implantação da Una.TV. Experiência: área de Comunicação, ênfase em Educação. Temas: comunicação, educação, mídia, tv universitária e criança.

Profª. Drª. Ediméia Maria Ribeiro de Mello

Graduada em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1978), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (2001) e doutorado em Geografia/Organização do Espaço pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atua também em cursos de graduação do Centro Universitário UNA. Tem experiência na área de Economia e Geografia, com ênfase em Economia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: economia solidária, assentamento rural do MST, gestão do terceiro setor, pesquisa de mercado, cooperativismo e agroindústria familiar.

Profª. Drª. Eloisa Helena Santos

Graduada em Serviço Social (PUC MG, 1972), mestre em Educação (UFMG, 1985), doutora em Educação (Universidade de Paris VIII, 1991), Pós-doutora em Sociologia do Trabalho e em Ergologia (Universidade Paris X e Universidade de Provence, 2001). Trabalhou na UFMG, PUC Minas e Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Tem publicações sobre educação, organização e gestão do trabalho, saberes do trabalho, relação do sujeito com o saber, teoria e prática interdisciplinar e experiências em consultorias para órgãos públicos.


Profª. Drª. Lucília Regina de Souza Machado

Graduada em Ciências Sociais (1972), mestre em Educação (UFMG, 1979), doutora em Educação (PUC São Paulo, 1984), pós-doutora em Sociologia do Trabalho (IRESCO/CNRS, França, 1998). Trabalhou na UFMG, PUC Minas, Ministério da Educação, Delegacia do MEC em MG. Desenvolve trabalhos para o Centro de Altos Estudos Universitários (Espanha) e Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI). Tem publicações sobre educação, trabalho, gestão, tecnologia e inovações e experiência em consultorias, sobretudo, educacionais.

Profª. Drª. Maria Lúcia Miranda Afonso

Graduada em Psicologia (UFMG,1976), mestre em Educação (UFMG, 1981) e doutora em Educação (UFMG, 1997). Tem experiência na área de Psicologia Social, com ênfase em Intervenção psicossocial, Família, Processos Grupais, Comunidades, Relações de Geração e de Gênero, atuando principalmente em intervenção e atenção psicossocial com grupos, famílias e comunidades no contexto das políticas públicas.

Profª. Drª. Matilde Meire Miranda Cadete

Graduada em Enfermagem Obstetrícia (UFMG, 1976), Especialização em Administração em Recursos Humanos (Universidade de Ciências Humanas e Administrativas, 1981), Mestrado em Enfermagem Pediátrica (USP, 1985) e Doutorado em Enfermagem (USP, 1994). Trabalhou na UFMG. Foi vice-diretora da Escola de Enfermagem e membro do Comitê de Ética em Pesquisa dessa universidade. Tem experiência em docência e gestão universitárias, consultorias e avaliação de cursos. Tem publicações sobre Enfermagem, Enfermagem Pediátrica e Adolescência, Cuidar Humano, Educação em Saúde, Pesquisa Qualitativa.

Profª. Drª. Fernanda Carla Wasner Vasconcelos

Graduada em Ciências pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1997), mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutora em Ciências (Agronomia / Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (2007). Atualmente, é coordenadora da Graduação Tecnológica em Gestão Ambiental e professora adjunta no Instituto de Tecnologia UNA (UNATEC), no curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário UNA e no Mestrado Profissional de Administração. Tem experiência na área de Ciências Ambientais: educação e gestão.

Profª. Drª. Wania Maria de Araújo

Graduada em Serviço Social (PUC-MG,1987) e Ciências Sociais (UFMG, 1990), mestre em Ciências Sociais (PUC-MG, 2004) e doutora em Ciências Sociais (PUC-MG, 2010). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação e cultura, design e cultura, população de rua, identidade, bairros.

Professores colaboradores:.
Prof. Dr. Frederico Luis Barbosa de Melo

Graduado em Ciências Econômicas (UFMG, 1986) e doutor em Demografia (UFMG, 2006). Trabalha também no Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE-MG). Tem publicações sobre mercado de trabalho, trajetória socioocupacional, família, políticas de salário mínimo, economia do bem-estar social, sindicatos, dissídios coletivos e relações de emprego.

Profª. Drª. Ana Elisa Ferreira Ribeiro

Graduada em Letras (UFMG, 1999), mestre em Estudos Linguísticos (UFMG, 2003), doutora em Linguística Aplicada (UFMG, 2008), pós-doutora em Comunicação (PUC Minas, 2010). Trabalha no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Tem publicações sobre tecnologias e educação; história das tecnologias da escrita e da leitura; formação e atuação de editores e revisores; multimodalidade e leitura; design, usabilidade e leitura; letramentos e novas tecnologias.

.