- Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local – Centro Universitário UNA - http://www.mestradoemgsedl.com.br -

FAQ

Como é o processo seletivo ou forma de ingresso?

1ª) Etapa eliminatória:  Prova sobre conteúdo básico da temática do curso;  Prova de leitura e interpretação de textos em língua estrangeira (inglês ou francês ou espanhol);  Nota mínima nas provas: 6,0 (seis).

2ª) Etapa classificatória:  Análise de Curriculum Vitae;  Análise de Memorial;  Entrevista.

Não são admitidos recursos administrativos quanto aos resultados do processo seletivo. Admite-se segunda chamada aos suplentes e na ordem de classificação em caso de não preenchimento das vagas.

De que se trata o Memorial a ser apresentado ao processo seletivo?

De um texto de, no mínimo, três páginas e, no máximo, cinco páginas, apresentado em fonte Times New Roman ou Arial 12, espaço 1,5, adequado às normas da ABNT, contendo breve análise/balanço do percurso pessoal de formação e de cada uma das atividades profissionais realizadas, destacando os pontos considerados relevantes das seguintes experiências: a) de Graduação (curso/faculdade com destaque para o TCC); b) de Pós-Graduação (se for o caso); c) das atividades profissionais anteriores e atuais (instituições, cargos, tempos de permanência). Apontar as indagações levantadas ao longo da vida acadêmica e profissional, que estão na origem do interesse em fazer o Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local. Expor, de maneira breve, a proposta inicial de investigação para esse mestrado. Esclarecer: a) disponibilidade de tempo e de recursos para a realização do mestrado; b) expectativas com relação ao mestrado; c) expectativas com relação ao após conclusão do mestrado.

Este Mestrado é presencial ou a distância?

Presencial.

Qual é a situação legal deste curso?

Reconhecido pela Capes, avaliação homologada pelo Conselho Nacional de Educação (Portaria Nº 1.999 – DOU 21/12/06 – Parecer 173/2006, 20/12/2006) e integrado ao Sistema Nacional de Pós-graduação, SNPG.

Em que local se realiza?

Na Unidade do Centro Universitário UNA à Rua Guajajaras, nº 175, 5º e 6º andares – Centro, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Em que dias da semana e turnos?

À tarde e à noite nas quintas e sextas-feiras e nos sábados pela manhã.

Qual é a duração deste curso?

24 meses.

Quantos créditos precisam ser integralizados neste curso?

32 créditos.

Quando este curso se iniciou?

Em abril de 2008.

Quantas vagas são disponibilizadas em cada processo seletivo?

30.

Qual a periodicidade do processo seletivo deste curso?

Anual.

Quem pode se inscrever?

Diplomados em quaisquer áreas de conhecimento e graduações (Bacharelado, Licenciatura e Tecnológica).

Qual é a área básica de conhecimento deste curso na Capes?

Interdisciplinar.

Qual é a modalidade deste mestrado?

Mestrado Profissional.

O que é Mestrado Profissional?

Qual é a área de concentração do Curso?

Inovações Sociais e Desenvolvimento Local.

Quais são as linhas de pesquisa ou de trabalho do curso?

  1. Educação e Desenvolvimento Local;
  2. Gestão Social e Desenvolvimento Local.

Quais são os objetivos deste curso?

  1. Formar profissionais com visão ampla, perspectivas interdisciplinar e transformadora e em estreito diálogo com as práticas sociais e do mundo do trabalho visando o desenvolvimento e a aplicação de conhecimentos e tecnologias sociais nos campos da educação e da gestão social de modo a contribuir para a efetividade dos direitos de cidadania e o desenvolvimento local integrado, solidário e sustentável.
  2. Desenvolver conhecimentos e tecnologias sociais voltados à intervenção prática nos campos da gestão social, educação e desenvolvimento local de forma inovadora, visando à solução de problemas e ao aperfeiçoamento dos procedimentos profissionais.

Qual é a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos neste curso?

Quais são os princípios metodológicos básicos deste curso?

De onde provêm os interesses por esse curso?

Quais disciplinas formam o núcleo das disciplinas obrigatórias deste curso?

Quantas disciplinas optativas o curso oferece?

23.

São elas:

  1. Atividade do trabalho e subjetividade (30h – 2 créditos)
  2. Atividade humana, técnica e tecnologia (30h – 2 créditos)
  3. Ações coletivas, movimentos sociais, cidadania e educação (30h – 2 créditos)
  4. Economia criativa e desenvolvimento local (15h – 1 crédito)
  5. Estado, sociedade e desenvolvimento local (15h – 1 crédito)
  6. Família, comunidade e desenvolvimento local (30h – 2 créditos)
  7. Gestão social, educação e produção associada (15h – 1 crédito)
  8. Políticas públicas, gestão social e desenvolvimento local (30h – 2 créditos)
  9. Inovações sociais e mudanças na realidade local (30h – 2 créditos)
  10. Pedagogia do trabalho e desenvolvimento local (30h – 2 créditos)
  11. Qualidade de vida e desenvolvimento local (30h – 2 créditos)
  12. Território, identidade e desenvolvimento local (30h – 2 créditos)
  13. Levantamento e análise de dados demográficos (30h – 2 créditos)
  14. Análise e construção de indicadores sociais (30h – 2 créditos)
  15. Elaboração de projetos sociais (15h – 1 crédito)
  16. Avaliação de projetos sociais (30h – 2 créditos)
  17.  Metodologias de articulação de políticas setoriais locais (30h – 2 créditos)
  18.  Metodologias de intervenção social (30h – 2 créditos)
  19. Metodologias de planejamento (15h – 1 crédito)
  20.  Metodologias e técnicas de pesquisa (30h – 2 créditos)
  21. Usos de tecnologias de informação e de comunicação em gestão social, educação e desenvolvimento local (30h – 2 créditos)
  22. Tópicos especiais (15h – 1 crédito ou 30h – 2 créditos)
  23. Leituras orientadas (15h – 1 crédito ou 30h – 2 créditos)

O que está  previsto além dos 19 créditos em disciplinas?

Atividades de:

Como deve ser o trabalho de conclusão do Mestrado?

Deve responder às exigências de incorporação de conhecimentos teóricos, realização de pesquisa original e emprego de tecnologias consistentes e inovadoras relativas ao campo da gestão social e/ou da educação. Este trabalho deverá expressar a autonomia do aluno, o valor de suas habilidades intelectuais e práticas e a formação das atitudes fundamentais ao exercício das atividades profissionais consoantes com o perfil de conclusão de curso previsto